Posts recentes

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) apresenta melhora



A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza periodicamente diversos estudos importantes sobre a produção industrial nacional e os investimentos no setor. São estatísticas preciosas para entender o contexto econômico e fazer análises preditivas. Um dos estudos realizados pela CNI é o chamado Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), índice que mede o nível de confiança do empresariado industrial no contexto do ambiente de negócios e investimentos, principalmente.

O índice aponta que 62% das indústrias esperam faturar mais no próximo ano. É de se esperar que as baixas sofridas nos últimos meses sejam revertidas e esse aumento no faturamento traga novos empregos e investimentos para o país. Segundo a CNI, cerca de 70% das indústrias recuperaram níveis de produção próximos aos do começo do ano nos meses pré-pandemia. Vejamos o gráfico que mostra dos dados do ICEI:



Fonte: Site da Confederação Nacional da Indústria (CNI)


Obviamente é preciso sempre olhar com cautela os cenários futuros, ainda mais com um possível novo aumento de casos do coronavírus e com as dificuldades fiscais e orçamentárias pelas quais todos os países estão passando em virtude da pandemia, mas essa informação não deixa de ser um sinal de esperança em um ano tão difícil!


Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM