Posts recentes

Big Data: a tecnologia que está dominando o mundo dos negócios

Atualizado: 16 de nov. de 2020



A Ciência de Dados é uma área abrangente, complexa, difícil e extremamente apaixonante. É muito provável que você já tenha ouvido termos pela internet como Machine Learning, Inteligência Artificial, Business Intelligence, algoritmos, entre outros termos que parecem sair de um filme de ficção científica. No entanto, são conceitos ou áreas pesquisados e desenvolvidos pela Ciência de Dados.

Há muitos conceitos e definições sobre a Ciência de Dados. Gosto de pensar a Ciência de Dados da seguinte forma: “Ciência de Dados é o uso conjunto de Matemática e Computação para solucionar problemas e gerar conhecimento”. Talvez essa frase expresse muito bem o que fazem os profissionais da área em suas pesquisas e trabalhos cotidianos.

Um dos campos mais procurados e pesquisados dentro do mundo da Ciência de Dados é o Big Data. Certo dia em uma aula de Bioestatística uma aluna brincou e disse que o termo parecia algo como o Big Brother e toda sua ideia de vigilância. Guardadas as proporções devidas, não é de todo mal essa analogia com tom humorístico.

Big Data é todo um conjunto de estudos e tecnologias que trabalham em grupo para coletar, armazenar, processar, analisar e gerar conhecimento a partir de um número enorme de dados. Os dados que alimentam os sistemas de Big Data são enormes, diversos, complexos e produzidos em velocidade incrível. Pense em sistemas de coleta de dados de empresas como Facebook, Google, Amazon etc. O aparato analítico e tecnológico para gerir esses dados é enorme.

É comum também quando nos referimos a Big Data mencionar os diversos tipos de “Vs” encontrados nos dados dentro desse mundo. Os principais são: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Nos próximos posts do blog, vamos explorar detalhadamente cada um desses “Vs” para que você tenha uma ideia bem completa e possa estar por dentro desse universo e entender como as empresas estão usando a tecnologia Big Data para seu diferencial frente ao mercado cada vez mais competitivo. Espero você nos outros posts!

Fernando Montini é cientista de dados, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM