Posts recentes

Como melhorar a produção escrita do seu conteúdo digital?




Escrever é simples. O problema é escrever bem! O trabalho de escrita não é algo trivial. Bons textos demandam de nós um enorme esforço, repertório, lógica e criatividade. Quando se trata de artigos para produção de conteúdo digital, o cuidado deve ser ainda redobrado. Como construir um texto acessível, bem fundamentado, lógico e que ainda traga acessos para sua página?


Como tudo que é complexo e exige cuidado, não há uma simples fórmula mágica. No entanto, a literatura especializada no tema nos ajuda a buscar alguns elementos que podem melhorar nossa produção escrita consideravelmente. Vamos a eles:


1- Leitura é a base da escrita, leia muito: não há como escrever bem sem leitura. Se você quer escrever bem, leia e leia muito!


2- Entenda sobre a tipologia do texto: a moderna linguística nos ensina que os textos têm uma estrutura profunda que rege a forma do texto. Às vezes essa tipologia pode ser híbrida e mesclar elementos narrativos com descritivos, por exemplo. No entanto, saber diferenciar os usos das tipologias pode te ajudar a enxergar a estrutura textual.


3- Características do gênero textual: todo texto tem uma função social. Entenda quais são as características dos gêneros que você está escrevendo. O tipo de vocabulário, meio de veiculação, perfil do leitor...


4- Coesão: um texto precisa de uma estrutura interna que esteja bem conectada entre frases , parágrafos e o texto em geral. Aprenda sobre coesão também e como usá-la a seu favor.


5- Coerência: um texto, a menos em casos de estética, não devem ser contraditórios e ambíguos. Os argumentos devem ser coerentes e o raciocínio claro.


6- Revisar e reescrever sempre: certa vez, ainda na licenciatura, na disciplina de metodologia do ensino de língua portuguesa, passou por minhas mãos um artigo que mostrava um manuscrito de Guimarães Rosa. Ele fazia diversas revisões, correções e melhoramentos no texto. Até o grande e genial Guimarães Rosa corrigia e reescrevia seus textos, por que haveríamos nós mortais de não fazer o mesmo?


7- Por fim, uma obviedade, escreva muito: sempre que puder, assim como na leitura, escreva . Além de melhorar seu raciocínio, vai melhorar a qualidade dos seus textos de maneira considerável.


Espero que esses elementos ajudem vocês! Até a próxima.


Fernando Montini é programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia. Escreve para o blog sobre Tecnologia e Economia.












36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM