Posts recentes

Como melhorar os resultados da sua empresa usando motores de busca



A chamada sociedade do conhecimento teve origem no século XX e traz mudanças profundas na forma de produção e difusão do conhecimento até os dias atuais. A sociedade do conhecimento está diretamente ligada ao desenvolvimento das chamadas TIC's- Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para se ter uma ideia do tamanho colossal do volume de informação produzido hoje, estima-se que sejam produzidos por segundo no mundo mais de 2 megabytes de informações. Motores de busca na internet como os da Google geram mais de 4 bilhões de buscas por dia. Não há como negar que o espaço virtual é hoje o terreno mais fértil para produzir conteúdo sobre a marca de qualquer empresa.

Existem profissionais especializados em colocar os sites e os produtos das empresas nas primeiras páginas do motor de busca da Google, por exemplo. Não é um processo simples e, em contextos mais técnicos, demanda certos conhecimentos operacionais.

Supondo que você não tenha recursos para enfrentar tais desafios, mas queira melhorar a presença da sua empresa no mundo virtual, há possibilidade? Sim, há como melhorar, mas a longo prazo seria interessante profissionalizar o serviço. Vamos a algumas dicas:


- Monte um site de sua empresa, de preferência que tenha opção de formato em Blog;

- Título e palavras específicas em negrito;

- Faça um conteúdo relevante, bem fundamentado e de qualidade;

- Tenha periodicidade em suas publicações;

- Caso o serviço de hospedagem do seu site tenha SEO, coloque um texto curto e com relação direta com o assunto principal do seu texto;

- Faça impulsionamentos do seu conteúdo em redes sociais.


Uma dica muito valiosa que diz respeito não tanto ao que o algoritmo dos motores de busca procuram, mas sim à redação de textos informativos é: escreva períodos curtos com um assunto principal para cada parágrafo. Farei outra publicação dando mais dicas sobre como estruturar um bom texto para seu conteúdo. Nos vemos lá. Abraços.


Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia. Escreve para o blog sobre Tecnologia e Economia.









35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM