
Coworking: um modelo de trabalho para o século XXI

Pesquisas mostram cada vez mais que a capacidade de se adaptar a diferentes conjunturas, versatilidade e conectividade serão elementos fundamentais para os profissionais no cenário pós-pandemia. Metodologias ágeis e Tecnologias de Informação e Comunicação estão entre as ferramentas que mais podem abrir portas no mercado de trabalho.
Nos anos da década de 1990, com a expansão dos computadores de 4ª geração e consequentemente da internet pelo mundo, um modelo de trabalho aflorou pelos países: o Coworking. Esse modelo de trabalho consiste em alugar espaços para profissionais e empresas realizarem atividades que vão desde um simples local para acessar à internet e tomar um café até elaboradas reuniões de projetos.
Redução de custos, flexibilidade, construção de rede de contatos... são muitos os motivos pelos quais o Coworking pode ser um bom negócio para quem deseja estar na vanguarda do mercado de trabalho. A iniciativa Coworking Brasil, por exemplo, estuda esse fenômeno no país há algum tempo e mostra que o setor vem crescendo de forma sustentada nos últimos anos.
Para os que têm espírito ainda mais empreendedor do que apenas encontrar um local arrojado e moderno para atividades profissionais pode se aventurar em tentar abrir um desses espaços. O que não falta pela rede são sites e iniciativas de apoio ao Coworking. O modelo apresenta tantos apaixonados e entusiastas que nem parece um modelo de negócio e sim alguma atividade de hobby.
Interessado no modelo de Coworking para você ou sua empresa? Entre em contado com nossa equipe que podemos passar dicas valiosas! Um abraço.
Fernando Montini é programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia. Escreve para o blog sobre Tecnologia e Economia.