Posts recentes

Economia brasileira mostra sinais de recuperação

Atualizado: 7 de dez. de 2020


A economia mundial sofreu impactos consideráveis em razão da pandemia do coronavírus. Nem mesmo economias sólidas como a do Japão, Reino Unido e Alemanha passaram incólumes aos efeitos devastadores trazidos pela redução da atividade econômica frente ao enfrentamento do novo vírus.

O Banco Mundial já indicou que a recuperação entre os países pobres e emergentes seria mais lenta e mais problemática devido à fragilidade econômica de muitos países. O Brasil está entre as principais economias emergentes no mundo. Indicadores econômicos dão fortes indícios que a economia brasileira mostra sinais muito interessantes de recuperação.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, nos meses de julho, agosto e setembro, apresentou aumento de 7,7% na série história analisada, o que é considerado por muitos especialistas como algo a ser relevado positivamente.

Alguns atribuem o crescimento do trimestre à retomada de muitos setores que estavam com pouca ou nenhuma atividade. Também são considerados nos efeitos da recuperação, os recursos disponibilizados pelo governo para o auxílio emergencial e para o socorro a empresas que decidiram manter ao menos parte de seu quadro de funcionários.

No entanto, é preciso cautela com tais resultados. Sabemos que o país está com seu gasto em níveis estratosféricos e que muitas reformas essenciais para sustentabilidade do crescimento econômico dificilmente sairão do papel pelos próximos meses, quiçá, pelos próximos anos!

Sabemos da necessidade de um ajuste entre a proteção das camadas mais vulneráveis da população por meio de distribuição de renda e principalmente geração de novos empregos e o tão necessário equilíbrio fiscal e responsabilidade com os gastos da máquina estatal. Não será um caminho simples.

Possivelmente será o setor privado e os trabalhadores das classes comuns do povo como nós que arcaremos com todo esse rombo econômico e levantaremos novamente o país. Uma nação que tantas vezes cai e se recupera. Se cada povo tivesse uma representação mitológica de sua existência, a do brasileiro certamente seria a do Sísifo. Um povo astuto, um povo criativo a ponto enganar a morte, mas que no final acaba fadado a um eterno castigo de levantar a pesada pedra da economia brasileira. Até mais.

Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM