Posts recentes

Pequenas empresas podem usar Big Data?



É quase consenso no atual mundo dos negócios que sem sérias e assertivas análises de dados, qualquer empresa hoje está fadada a perder espaço em seu nicho de atuação e quem sabe até desaparecer. Isso não se resume a grandes corporações apenas. Com a rede mundial de computadores nas mãos de bilhões de pessoas por meio de dispositivos eletrônicos, o mundo dos dados chegou a quase todos os lugares.

Mesmo assim, no Brasil, é pobre ainda a cultura de investimento em análises de dados em pequenas empresas e, em certas ocasiões, até em médias empresas. Participo de diversas comunidades de Ciência de Dados e vejo esse receio ou desconhecimento por parte de pequenos e médios empresários no que tange a investimentos em ferramentas para gestão dos dados da empresa. O máximo é algum tipo de Sistema de Informação Gerencial convencional.

Algumas empresas que começam pequenas e fazem uma estrutura de bancos de dados relacionais, muitas vezes têm receio de expandir e investir em Big Data e ferramentas como Spark ou Hadoop. Imaginam que esse tipo de investimento será muito caro e que não trará o retorno esperado. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

A computação em nuvem e a licença gratuita de muitas ferramentas de Big Data fazem com que o investimento seja muito vantajoso do ponto de vista do custo/benefício. Há muitas empresas como a Amazon, Microsoft ou Google oferecendo esses serviços sem a necessidade de manter grandes arquiteturas físicas. Muitas empresas Startup implementam com bastante assertividade e custo reduzido tais serviços e acabam dominando certos modelos de negócios rapidamente pela assertividade na gestão dos dados. Acompanhe nosso Blog, teremos muitas novidades sobre análise de dados e análises de negócios nos próximos dias. Abraços a todos!

Fernando Montini é cientista de dados ambientais, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia. Escreve para o blog sobre Tecnologia e Economia.

65 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM