Posts recentes

Por que o Brasil sofre tanto com a falta de planejamento?


Não são poucas as vezes que passamos vergonha no cenário internacional com situações que demandam capacidade de planejamento e execução de grandes projetos. Ciência, economia, educação, eventos internacionais, diplomacia ... e agora destruímos também uma das poucas coisas em que éramos referência para o mundo: grandes campanhas de imunização!

Não se trata apenas de um determinado governo. O Brasil há décadas carrega a fama (e com razão) de ser um país desorganizado, bagunçado e indisciplinado. Somos criativos e reconhecidos por essa critatividade é verdade. No entanto, isso não basta! É muito pouco! Às vezes olhamos com admiração países como Alemanha, Japão, Israel e tantos outros. Países que não têm quase nada de recursos naturais ou que saíram de um cenário de guerra e em pouco tempo tornaram-se potências tecnológicas, econômicas, educacionais etc.

É claro que não se trata de recursos ou falta de recursos e sim de cultura. São países com sólida cultura organizacional, com disciplina e força de vontade. Como elemento cultural, não há dúvidas que esse processo é fortemente estimulado pela educação. Nosso país não forma e nunca formou pessoas para uma sociedade melhor, grosso modo. Formamos para que os elementos constituídos continuem os mesmos. Sempre uma mesma casta que mantém o povo no seu lugar: na miséria intelectual e econômica.

Enquanto não tivermos pesado investimento na Educação Básica e na Ciência e Tecnologia, esse país vai continuar patinando por décadas. Já discutimos isso em outro texto do Blog e esse cenário continua se mostrando cada vez mais evidente. Quando falo investimento “pesado” não me refiro só a volume de dinheiro, mas também em investimento sério! Investimento com critério e honestidade! Todavia, isso demanda capacidade de planejamento antes de tudo e isso já sabemos que não há muito por essas terras! Até mais!

Fernando Montini é cientista de dados ambientais, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia. Escreve para o blog sobre Tecnologia e Economia.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM