Posts recentes

Preciso mesmo de um gerente de projetos para o setor de Gestão de Dados da minha empresa?

Atualizado: 31 de mar. de 2021


Há no imaginário popular a ideia de que o cientista de dados é um profissional “sexy”. Uma espécie de ser humano com poderes especiais. Dentro desse devaneio, existe também o mito de que a construção de modelos de Inteligência Artificial, como os presentes na área de Machine Learning, são a principal atividade do cientista de dados.

O campo de Gestão e Análise de Dados é vasto. Na verdade, a parte mais complexa do trabalho com dados é sua preparação anterior à aplicação de modelos matemáticos. Coleta, armazenamento, tratamento, segurança, limpeza etc. Obviamente a criação e aplicação de modelos é extremamente importante, mas sem todo o suporte anterior, não haverá dados prontos para análises.

Focando apenas na parte tecnológica de um projeto de dados, é provável que a empresa estará cometendo um enorme erro. A área de expertise do negócio a partir da qual os dados são coletados e que se transformarão em fonte de conhecimento é fundamental para o sucesso da empreitada. Sem conhecer e dialogar com a área de negócios, os profissionais da tecnologia não terão condições de oferecer um produto de qualidade e útil ao seu cliente.

Justamente nesse ponto é necessária a gerência do projeto. Uma pessoa ou setor que fique responsável por gerir os conflitos, cuidar da comunicação, estabelecer os prazos e assim por diante. Uma figura “sênior”, capaz de conhecer os processos do projeto e gerir seu andamento, aproveitando o melhor dos profissionais de negócio e tecnologia.

Muitas empresas não enxergam a necessidade de tal figura para área de dados. Assim como qualquer produto, a área de dados envolve muitos profissionais que precisam trabalhar em sinergia e trocar informações o tempo todo. Certamente cada grupo tem um dado enfoque, mas é necessário unir o melhor da equipe em um mesmo objetivo comum.

E você amigo varejista, já pensou como anda a gerência dos projetos de seu empreendimento? Já pensou em desenvolver tais habilidades? Fique conosco no Blog, sempre publicamos conteúdos que podem aprimorar sua visão de gerência. Um abraço!

Fernando Montini é cientista de dados ambientais, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia. Escreve para o blog sobre Tecnologia e Economia.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM