Posts recentes

QUIZ: Qual o melhor lugar para você fazer suas compras de mercado?

Atualizado: 1 de set. de 2021



 

Você sabia que o seu perfil pode influenciar na escolha do melhor lugar para fazer as suas compras de mantimentos para o lar? Com base no tamanho da sua família, nos produtos que consome e na frequência em que você vai ao mercado, criamos esse quiz rápido que pode lhe ajudar a economizar e facilitar as compras. Ele vai lhe ajudar a entender melhor seu perfil de consumidor e lhe dirá o que é mais vantajoso para o seu caso, fazer compras em atacado, em supermercado ou em mercearia/mini mercado.


Regras do quiz:

  • Some os pontos de cada resposta sua para chegar ao resultado.

  • No caso de haver mais de uma resposta para a mesma pergunta, some os pontos das suas respostas e siga para a próxima pergunta.


1) Qual o tamanho da sua família?

a) Uma pessoa só (1 PONTO)

b) Duas a três pessoas (5 PONTOS)

c) Quatro ou mais pessoas (10 PONTOS)


2) Com qual frequência você e/ou sua família vão ao mercado fazer compras?

a) Todo dia (1 PONTO)

b) Toda semana (5 PONTOS)

c) Mensalmente (10 PONTOS)


3) Como é a sua alimentação e a da sua família?

a) Não cozinha ou não come em casa (1 PONTO)

b) Produtos perecíveis (verduras, legumes, frutas, carnes, frios, pães...) (5 PONTOS)

c) Produtos não perecíveis (feijão, arroz, macarrão, enlatados...) (10 PONTOS)




ATACADOS: 26 A 45 PONTOS

Um atacado é o lugar perfeito para você e sua família fazerem compras! Lá você vai conseguir economizar bastante, porque muitos itens possuem descontos se levados em maior quantidade, principalmente os mantimentos. Também por isso, nesse gênero de mercado é vantajoso fazer compras com frequência mensal devido ao porte de sua família, pois é possível fazer estoque sem ter prejuízos por causa de sobras ou vencimento antes do consumo. A desvantagem para quem consome perecíveis como carne, verduras e legumes é que, geralmente, os atacados não possuem açougue e as carnes são ofertadas no modelo “auto-serviço”, isto é, congeladas, resfriadas ou separadas em bandejas. Além disso, as frutas, verduras e legumes costumam ter um mix pouco atrativo e os atacados geralmente também não possuem uma padaria, de forma que a oferta de produtos panificados se limita aos industrializados, como bisnaguinhas, torradas e pães de forma. Se isso não for um problema pra você, ótimo! Mas note que ainda assim é possível comprar frutas, verduras, carnes e pães no atacado. Se for um problema, mesmo que o atacado perto da sua casa não lhe ofereça essa possibilidade de comprar esses itens, ainda pode ser vantajoso comprar os mantimentos uma vez no mês em atacado e complementar a compra dos pães, carnes e hortifrúti em um supermercado ou mini mercado. Inclusive porque esses gêneros alimentícios são perecíveis e uma compra semanal pode garantir produtos sempre frescos, bem como evitar o desperdício.


SUPERMERCADOS: 16 A 25 PONTOS

Certamente um supermercado pode ser o gênero mais vantajoso para você! O porte de sua família ou a frequência em que você gosta de ir às compras não fazem ser atrativo realizar compras em atacado. A não ser que seu núcleo familiar aumente ou que você e seus integrantes se adaptem para ir uma vez por mês ao atacado, um supermercado é o lugar certo. Lá você vai conseguir comprar produtos de açougue, hortifrúti e padaria de qualidade e com grande variedade. Além disso, considerando sua frequência de idas ao mercado, será possível sempre manter estes itens frescos e evitar o desperdício. Outra vantagem da sua frequência é a possibilidade de aproveitar as ofertas diárias dos perecíveis, como a terça e quarta verde, quinta da carne e etc. Além disso, os produtos não perecíveis como arroz, feijão e macarrão serão encontrados com facilidade e com variedade de marcas.


MERCEARIAS/MINI MERCADOS: 3 A 15 PONTOS As mercearias e mini mercados se adequam às suas necessidades! Lá você vai encontrar os itens básicos da sua lista de higiene, limpeza e mantimentos. A desvantagem deste gênero é a de eventualmente não conseguir lhe ofertar muitas opções de marcas e variações de um produto. Mas se você tiver flexibilidade com as marcas e exigências, é possível sim comprar todos os itens da lista de não perecíveis. Quanto aos perecíveis, os açougues de mini mercados e mercearias oferecem uma disponibilidade de estoque reduzida, as opções de cortes são menores se comparadas aos supermercados, mas ainda assim é possível encontrar o tradicional dos cortes de aves, bovinos e suínos, já peixaria é muito raro. Quanto ao hortifrúti das mercearias e mini mercados, este costuma ter o básico da mesa do brasileiro, porém muito raramente vai lhe ofertar produtos como frutas de estação, verduras menos comuns e legumes especiais.


Agora ficou mais fácil encontrar o lugar perfeito para fazer suas compras!

Gostou? Conta pra gente nos comentários!


50 visualizações0 comentário
VEJA TAMBÉM