Posts recentes

Série: os tipos de sistemas de informação para sua empresa



Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”

Benjamin Franklin

Sejam bem-vindos! Esse é o primeiro artigo de uma série que falará sobre os sistemas de informação. Há muitos séculos, na savana africana, quando o primeiro grupo de seres humanos passou a registrar nas paredes das cavernas imagens de seus feitos cotidianos, nasceu o primeiro sistema de informação. Notoriamente que, com o passar dos anos, as sociedades foram se tornando mais complexas e a tecnologia muito mais poderosa. Com isso, os sistemas de informação tornaram-se extremamente sofisticados.

Uma pessoa não habituada ao ramo da tecnologia de negócios pode, ao ouvir o termo “sistemas de informação”, pensar que se trata de ferramentas computacionais, redes de computadores e coisas do gênero. Não está errado tal pensamento, mas está incompleto.

Um sistema de informação pode ser conceituado como um grupo de pessoas, ferramentas e tecnologias que, trabalhando em conjunto, fazem a gestão eficaz das informações de uma organização para um fim específico.

Informações são dados coletados, armazenados, processados, analisados e contextualizados. São as informações as geradoras de conhecimento a respeito dos negócios em uma empresa. Desde um pequeno comércio de bairro a uma multinacional, a gestão da informação é elemento fundamental para o sucesso frente aos mercados cada vez mais competitivos.

Como existem diversos sistemas de informação dentro de contextos específicos de negócios, falaremos aqui (dentro de uma série de artigos), quais são os principais. Dessa forma você pode ter uma visão mais detalhada e entender qual o melhor sistema de informação para sua empresa. Eu os espero nos próximos artigos! Até mais!

Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM