Posts recentes

Série: os “Vs” do Big Data- valor

Atualizado: 24 de nov. de 2020


Olá! Bem-vindos aqui ao nosso blog novamente. Chegamos ao final da série de artigos falando sobre o Big Data e seus “Vs”. O “V” discutido hoje encerra nossa série e foi deixado para o fim, não por acaso. Gerar valor para um enorme volume de dados brutos é a razão de ser final do Big Data. Vejamos a imagem ilustrativa abaixo:


Essa imagem representa muito bem o que os dados criados aos montes a todo momento representam sem o Big Data. Você pode produzir dados em enormes quantidades e isso é fundamental, uma vez que são os dados a base de todo o conhecimento. Todavia, esses dados precisam ser corretamente coletados, armazenados, processados, analisados e finalmente expostos de maneira visual adequada para que sejam revertidos em conhecimento para empresas, governos, universidades etc.

Agregar valor aos dados no contexto competitivo dos mercados atuais já não é um diferencial para uma empresa. Chega a ser uma necessidade. A empresa que não conseguir processar e gerir corretamente seus dados e informações pode perder conhecimentos fundamentais de seu funcionamento interno, sobre seus clientes e sobre o mercado de forma geral.

Há empresas do ramo alimentício, por exemplo, que usam Big Data para saber se é viável abrir ou não uma franquia em determinado local, baseando-se no perfil criado com base em diversos dados sobre os hábitos de consumo na região, potencial de negócios etc. Montadoras de carros usam Big Data para adequar a produção em relação ao consumo no período. Até a poderosa liga de basquete americana usa Big Data para gerar mapas de calor e outras informações sobre os jogadores e interagir com essas informações nas redes sociais.

Não há como negar: o valor gerado pelo Big Data para os dados é uma realidade e quem não estiver antenado nessa tendência pode correr o risco de perder o bonde da história. Vai correr o risco de ficar de fora?! Até mais!

Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM