Posts recentes

Série: os “Vs” do Big Data- veracidade



Olá! Bem-vindo ou bem-vinda a mais um artigo de nossa série sobre os “Vs” do Big Data. O assunto do texto hoje é muito importante: veracidade dos dados. Recentemente tivemos as eleições municipais e foi possível verificar a enorme dificuldade do Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com redes sociais, para combater as Fake News nas campanhas.

Esse exemplo nos dá uma boa dimensão do contexto no qual os dados e informações vinculados pela internet estão inseridos. A internet é um mundo incrível! Temos acesso a materiais sobre qualquer assunto. É como abrir o saber humano bem diante de seus olhos e poder aproveitar cada tópico. É possível aprender a fazer receitas, aprender sobre o Egito Antigo, Matemática entre outras coisas.

Todavia, à medida que cresce o número de dados e informações, cresce em igual medida o problema da confiança em relação à autenticidade e à origem dos mesmos. No contexto do Big Data, a veracidade dos dados é um enorme desafio. Setores inteiros de grandes companhias precisam de dados confiáveis para tomar decisões importantes. Milhares de empregos e a permanência de muitas empresas no mercado dependem disso.

Engenheiros e cientistas de dados estão atentos a essa realidade e criam ferramentas cada vez mais poderosas para detectar a veracidade dos dados e como esses dados estão em relação à segurança dentro dos enormes repositórios. Se por um lado a veracidade dos dados é uma grande preocupação, nela surge também uma demanda enorme de trabalho para os profissionais da área. Afinal, ninguém quer ficar de fora por tomar decisões erradas apenas porque as fontes dos dados não eram confiáveis e levaram a decisões erradas. Pense nisso! Um abraço.


Fernando Montini é cientista de dados, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM