Posts recentes

Silvio Santos faz 90 anos: o que temos a aprender com esse ícone da televisão?



Ontem, dia 12 de dezembro de 2020, completou 90 anos de vida Senor Abravanel, conhecido por todos como Silvio Santos. Indiscutivelmente um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados. Empresário e animador de televisão, Silvio tem colecionado uma série de feitos ao longo da vida. Em um país como o nosso que tem vocação para matar seus empreendedores, olhar a trajetória de Silvio Santos pode nos dar lições importantes.

Silvio começou sua carreira como camelô. Trabalhou como radialista e passou por diversos cargos ao longo de sua vida. Silvio faz questão de reforçar por diversas vezes que sempre foi um animador. A carreira de empresário e dono de um grupo de comunicação enorme veio porque os donos de televisão fecharam as portas para ele. Li diversas fontes sobre a vida de Silvio antes de escrever esse artigo e percebi como padrão de comportamento que nosso animador/empresário tem enorme potencial de enxergar oportunidades. Ele nem sempre colecionou vitórias em sua vida, mas nesses momentos soube aproveitar as crises e gerar novas oportunidades.

Outra habilidade que é notável na carreira de Silvio é o poder que ele tem de vender sonhos, mostrar possibilidades. Seja por prêmios em seus programas, seja por vendas de produtos, seja pelo slogan de “Televisão mais feliz do Brasil”, o homem do Baú consegue arrastar multidões e trazer sonhos e esperança a um povo sofrido.

Também é notável uma característica nele: o respeito por seus colaboradores. Não são poucos os casos em que há relatos de como Silvio trata bem seus funcionários, chegando a readmitir funcionários que foram mandados embora por sua idade. Outras vezes, a manter no quadro da emissora jornalistas em período de tratamento médico.

Silvio também colecionou questões controversas em sua carreira, muitos o consideram um bajulador de diferentes governos ao longo dos anos. Há também casos como o escândalo do Bando Panamericano que ocorreu anos atrás.

Tudo isso faz parte dos elementos que compõe a imagem desse ícone dos palcos e dos negócios no Brasil. Capacidade de enxergar oportunidades em momentos de crise, respeito por seus colaboradores, simplicidade de caráter, capacidade de vender o que as pessoas desejam. Quanto podemos aprender com esse homem quando tentarmos empreender um novo negócio ou mesmo aperfeiçoar um negócio que já temos? Talvez olhar Silvio Santos e suas escolhas ensine mais do que muitas disciplinas em MBAs caríssimos que encontramos por aí. Meu respeito por esse ícone, com toda sua grandeza e falhas. Até mais!

Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Escreve para o blog sobre tecnologia na área de Ciência de Dados, Business Intelligence e Mercado Financeiro.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM