Posts recentes

Supermercados de médio porte vão desaparecer?


 

Nos últimos anos o setor supermercadista cresceu, mas não em todos os seus segmentos, pudemos observar uma queda no perfil de lojas de médio porte. Poderíamos estender esta análise a diversos motivos, mas a na realidade a principal causa é a mudança no perfil de consumo do brasileiro, estamos diante de uma mudança de hábitos que antecede as alterações decorrentes da pandemia de 2020. Estas mudanças de consumo foram impulsionadas pelos seguintes fatores:


  • Uma nova experiência para o cliente: Sugiram perfis de lojas menores e com produtos gourmet, os pequenos supermercados de bairros com uma boa estrutura passaram a agregar mais valor ao seu ticket médio investindo em produtos e atendimento com uma qualidade superior, gerando uma visão de conveniência e status ao consumir perto de casa.

  • Busca por preços x volume de compra: Para o perfil de consumidor que efetua compras mensais, o aumento de atacados e atacarejos passou a ser uma opção mais interessante do que os supermercados convencionais, visto que muitas destas lojas oferecem boa estrutura e preços mais competitivos para a compra de mais unidades de um produto.

  • Vendas online: Com as mudanças que foram impostas pela pandemia houve uma explosão no crescimento de canais de vendas online, além da segurança que este tipo de compras oferece, despertou no consumidor a comodidade. Esta mudança no perfil de consumo favoreceu supermercados de maior porte por terem mais estrutura e capital para investimento em formas de vendas online, reduzindo a ida de muitos clientes a lojas físicas.

Com este cenário os supermercados de médio porte estão buscando saídas em abertura de novas lojas menores com um perfil mais sofisticado e com produtos e serviços de qualidade superior, além investimentos em processos de vendas de atacados de seus produtos.

Este fenômeno no perfil de consumo já havia sido observado por grandes empresas do setor, como o Grupo Pão de Açúcar, o GPA detém as marcas Pão de Açúcar, Extra e Assaí, sendo a rede Assaí uma rede de atacados que foi adquirida a alguns anos exatamente para atender este novo perfil de consumo. O GPA vem substituindo algumas das lojas que eram da marca Extra por lojas Assaí e reforçou seu trabalho de elevar o padrão das lojas Pão de Açúcar.


Ainda é cedo para se afirmar que supermercados de médio porte irão desaparecer, mas com certeza muitas mudanças ainda irão surgir, dificultando este segmento do setor varejista. Este fenômeno é mais intenso nas capitais e grandes regiões metropolitanas, visto que a presença de hipermercados e atacados é maior, nas cidades do interior dos estados as consequências são menos sentidas ainda.

63 visualizações0 comentário
VEJA TAMBÉM