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Todo o conhecimento que você precisa para começar (ou aprimorar) seu negócio varejista

Atualizado: 12 de mai. de 2021




O e-book da série "Varejo". Neste primeiro volume ele aborda questões básicas desde a composição mais lucrativa do mix de produtos até as diversas possibilidades

de divulgação de produtos e promoções nas mídias e formas de negociação com fornecedores.


Fui gentilmente convidada pelo autor para elaborar o prefácio e me surpreendi positivamente com a leitura descomplicada do livro. Rodrigo Montini conseguiu abordar de forma bem didática conceitos-chave do ramo varejista sem dar um nó na cabeça do leitor. Como por exemplo, no capítulo 2, em que é abordado o conceito de curva ABC. Com exemplos cotidianos e tabelas fáceis de entender, não há leitor que não se sinta apto a aplicar o conhecimento no seu negócio.


No capítulo 6, o autor aborda a temática estoque. Como ter um estoque adequado, de forma que ele não represente prejuízo, seja pelo perecimento de itens, pelo mau armazenamento ou até mesmo por encalhar nas vendas. Com os conceitos de estoque mínimo, estoque ideal, estoque de segurança e estoque máximo, o autor nos mostra que existe até mesmo uma fórmula simples para fazer cada um da maneira certa.


Além disso, é possível aprender e desvendar as formas de precificação de itens e as variáveis dessa precificação, no capítulo 8, tema muitas vezes ignorado pelos varejistas, resultando em lucratividade reduzida quando aplicada da forma incorreta. No mesmo capítulo, o autor traz as principais formas de promocionar os itens da sua loja, de forma a ser atrativo ao consumidor, mas sem causar desfalque financeiro ao varejista.


Para matar um pouco a curiosidade sobre o que mais é abordado pelo autor neste livro, segue abaixo o sumário:


Prefácio. 13

Introdução. 16

Capítulo 1 - Mix de Produtos. 18

Capítulo 2 - Curva ABC ou 80-20. 23

Capítulo 3 - Classificação mercadológica. 29

Níveis da classificação mercadológica. 32

Classificação mercadológica por tipo de produto. 35

Classificação mercadológica por perfil de consumo. 36

Classificação por tipo de produto X por perfil de consumo. 39

Capítulo 4 - Análise da Curva ABC.. 44

Capítulo 5 - Giro de Estoque. 47

Cálculo do giro de estoque diário de um item.. 47

Cálculo do giro de estoque por valor de compra e venda. 49

Capítulo 6 - Estoque. 53

Dias de estoque. 54

Estoque ideal 54

Estoque mínimo. 55

Estoque máximo. 56

Estoque de segurança 57

Capítulo 7 - Margem de lucro. 58

Principal função da margem de lucro. 59

Divisões da margem de lucro. 59

Custo. 59

Preços de Venda. 59

Lucro. 60

Margem de contribuição ou margem bruta. 60

Fórmula. 61

Markup. 62

Fórmula. 62

Markdown ou fórmula baseada no lucro líquido. 63

Fórmula. 63

Capítulo 8 - Promoção de vendas e precificação. 66

Rebaixa de preços. 67

Promoções semanais 68

Qualidade. 69

Variedade de itens oferecidos. 69

Promoções mensais, quinzenais e encartes 69

Encartes impressos e panfletos 71

Carro de som.. 72

Mídia televisiva. 73

Divulgação em rádios. 74

Formas de Precificação. 75

Precificação individual 75

Precificação pela entrada de notas 76

Atualização de preços pelo pedido de compra. 77

Variáveis de precificação. 78

Utilizar sugestão de preços para atualização. 78

Utilizar custo médio para precificação. 79

Capítulo 9 - Pedido de compra. 81

Estoque atual 82

Giro de produto. 83

Similaridade de produtos. 84

Inclusão de novos itens no mix. 85

Preço de custo dos itens similares 85

Pesquisa de preços em concorrentes 86

Condições de pagamento. 87

Débitos do fornecedor 88

Trocas de fornecedores. 89

Validação do pedido de compra na entrada de nota. 91

Estimativa de compras 92

Nível de confiança dos fornecedores 93

Capítulo 10 - Cotação de produtos 95

Definição da lista de compras 96

Inclusão de preços pelos fornecedores. 97

Acesso a lista online. 98

Produtos devem ter o código de barras 98

Exibir a quantidade pedida. 98

Comprar sempre em unidades. 99

Exibir status do item online. 99

Análise de ganhadores. 100

Analisar e alterar ganhadores. 100

Considerar pedido mínimo. 101

Regras de desempate. 101

Geração dos pedidos de compra. 102

Capítulo 11 - Sell in - Sell out 103

Capítulo 12 - Contratos e Acordos Comerciais 106

Negociação de espaços da loja. 106

Contratos de fidelidade. 107

Mês de aniversário. 107

Enxoval de loja. 108

Negociação em volumes 108

Conclusão. 110



Então, se você deseja aumentar seus resultados profissionais através do conhecimento, mas ainda não sabe onde está defasado ou errando, a leitura deste livro é um excelente passo para iniciar essa jornada de enriquecimento sábio e aprimoramento continuado.

Desejo a você uma boa leitura e os melhores aprendizados!


O livro pode ser adquirido neste link: https://www.amazon.com.br/Varejo-Quest%C3%B5es-Comerciais-Rodrigo-Montini-ebook/dp/B09199FTN9






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