Posts recentes

Vacina de Oxford tem pedido aprovado pela Anvisa para as primeiras 2 milhões de doses



Já discutimos aqui em outras oportunidades como o nosso país está atrasado em relação a vários países no que tange ao processo de vacinação na atual pandemia. Negacionismo, pouco apreço pela vida, falta de capacidade técnica ou seja lá qual motivo tenha levado a esse cenário, ele nos conduz a dolorosos fatos: a média móvel (7 dias) hoje para contaminados é de 35800 casos diários e para mortes é de 703 mortes diárias. Estamos chegando a 200 mil mortos pelos números oficiais.

No entanto, há boas notícias no horizonte. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a compra de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a fabricante AstraZeneca. A aprovação foi concedida em caráter emergencial a pedido da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que é responsável pelos testes e produção aqui no Brasil da vacina mencionada.

O Brasil é reconhecidamente um dos países com maior estrutura de imunizações do mundo. Possui longa tradição na produção de vacinas e em grandes campanhas de vacinação de sucesso. Não há dúvida que instituições como a Fiocruz e o Instituto Butantan terão condições de realizar uma larga campanha de vacinação assim que os entraves políticos e logísticos sejam resolvidos pelo Ministério da Saúde.

Aos olhos de alguns pode parecer pouco, mas diante de um cenário tão complexo como o que vivemos no Ministério da Saúde atualmente, é uma notícia que reflete fortes sinais de esperança. Um primeiro passo sempre abre novas perspectivas e ciclos. Esperamos que mais notícias como essa surjam nos próximos dias e que possamos retomar os cursos de nossas vidas. Para além disso, que mais vidas sejam preservadas. Casa dia que passa conta centenas de vidas. Até mais!

Fernando Montini é cientista de dados, programador, pedagogo, químico industrial e mestre em Biologia.

Para saber mais sobre os desafios da vacinação no Brasil e no Mundo, acesse:


https://www.diariodovarejo.com.br/post/guerra-das-vacinas-quando-a-pol%C3%ADtica-toma-o-lugar-da-ci%C3%AAncia


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
VEJA TAMBÉM